biome-hub

Triagem molecular

Saiba mais sobre o método que desenvolvemos para identificação de portadores assintomáticos do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

 

Fale conosco

Triagem molecular para detecção de SARS-CoV-2 realizada pela BiomeHub

A testagem em larga escala de pessoas assintomáticas já é uma estratégia que está em curso no Brasil, liderada pela empresa de biotecnologia BiomeHub, que estabeleceu parcerias com entidades públicas e privadas nos estados do Sul, Sudeste e Nordeste, e atualmente realiza um teste de triagem em grupos para viabilizar a retomada da atividade econômica com segurança. Cerca de 40 empresas e entidades brasileiras já aderiram ao sistema de testagem, permitindo que mais de 30 mil trabalhadores realizem suas atividades laborais com segurança.


Por que o método RT-PCR

O teste por RT-PCR é o método recomendado pela Organização Mundial da Saúde, para a detecção do SARS-CoV-2, vírus que causa o COVID-19, e tem como princípio identificar a presença do material genético do vírus, podendo assim identificar a infecção nos primeiros dias de infecção, antes mesmo de apresentar sintomas.

Desenvolvemos um modelo analítico que permite a realização de triagem em escala populacional, pelo método de RT-PCR, a um custo reduzido. A grande vantagem dessa abordagem é permitir a triagem de um grande número de indivíduos assintomáticos, em um curto espaço de tempo, e para todos os indivíduos potencialmente positivos, identificados pelo processo de triagem, será seguido o processo de diagnóstico pelo teste de RT-PCR pelo procedimento norma


Triagem molecular para detecção de SARS-CoV-2

Conhecido como triagem molecular para detecção de SARS-CoV-2, o método baseia-se em testar ao mesmo tempo as amostras de até 16 pessoas. Nesse modelo de testagem em grupo, são coletadas duas amostras de nasofaringe e orofaringe de cada indivíduo assintomático.

Um dos materiais coletados fica reservado em um tubo individual, enquanto a outra amostra é testada no modo coletivo (mais barato) no método RT-PCR, o padrão ouro para detecção da infecção pelo novo coronavírus. Caso alguém do grupo esteja contaminado, são realizados os testes individuais e os mesmos ficam isolados até a descoberta de quem do grupo está infectado pela doença. Em caso de o “grupo testar negativo”, todos são liberados com um único teste.

Nesse modelo de monitoramento, os testes são repetidos a cada 15 dias para garantir a continuidade dos serviços em segurança.

Acesse aqui o trabalho que publicamos sobre o método de Triagem molecular para detecção de SARS-CoV-2.

triagem-1

Comparação entre o Diagnóstico e a Triagem molecular para detecção de SARS-CoV-2

comparacao-diagnostico-triagem-1

© 2022 BiomeHub. All Rights Reserved.

sprocket-web-color HubSpot sprocket logo
Crie gratuitamente landing pages que convertem.