O RGene é um exame molecular que permite identificar genes que podem conferir resistência aos antimicrobianos a partir de diversas amostras clínicas e de ambientes construídos, utilizando a metodologia de PCR em tempo real, sem a necessidade de etapas de cultivo microbiológico.
O RGene é utilizado por instituições de cuidado à saúde humana e se aplica principalmente na prevenção e rastreamento de Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), também conhecidas como infecções hospitalares, especialmente aquelas relacionadas aos microrganismos resistentes aos antimicrobianos.
O RGene utiliza a técnica da PCR em Tempo Real (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real ou quantitativa, qPCR) para identificar genes de resistência aos antimicrobianos a partir do DNA presente na amostra, sem a necessidade de etapas de cultivo microbiológico.
As amostras (amostras clínicas e amostras dos ambientes da instituição de cuidado à saúde) são coletadas em solução estabilizante e submetidas à extração do DNA bacteriano. A partir desse DNA, é realizada a identificação dos genes que podem conferir resistência aos antimicrobianos utilizando a qPCR, que permite o acesso ao resultado de forma rápida e direta. É elaborado um laudo simples e intuitivo que permite identificar os mecanismos de resistência identificados em cada uma das amostras analisadas.
O teste foi desenvolvido para auxiliar em processos investigativos relacionados à escolha terapêutica em casos de infecções diversas, como:
Atenção: todo teste laboratorial deve ser interpretado por profissional da saúde habilitado, levando em consideração o quadro clínico do paciente.